Perguntas Frequentes

Quais os requisitos mínimos do meu computador para acessar os cursos online?

Computador com caixa de som ou fone de ouvido e acesso à internet por meio de navegadores (preferencialmente Firefox ou Internet Explorer 7 ou superior, com plug-in de flash instalado). 

Existe pré-requisito para cada um dos cursos? 

Sim, os pré-requisitos variam de acordo com as características e o nível de aprofundamento dos conteúdos e das competências trabalhadas em cada curso. As informações referentes aos pré-requisitos estão disponíveis no descritivo de cada um dos cursos. 

Os cursos têm material didático? 

A forma de apresentação do conhecimento varia de acordo com o objetivo de cada curso. Você saberá quais os recursos didáticos disponíveis para o curso online escolhido quando acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem. Os recursos didáticos podem ser disponibilizados em forma de textos, vídeos, links para pesquisa e demais mídias. Para cursos presenciais, entrar em contato diretamente com a sede para mais informações. 

Qual é a duração dos cursos? 

A duração dos cursos é variável, você pode verificar esta informação na própria página do curso. 

Quantas vezes precisarei comparecer às unidades do Sistema Fiep durante meu curso? 

No caso de ações inteiramente a distância, não haverá a necessidade de comparecimento a uma unidade durante a execução de seu curso. Para ações semipresenciais e presenciais, o número de encontros varia de acordo com a necessidade de cada curso. As datas e a quantidade de encontros serão comunicadas com antecedência. 

Como vou receber o acesso às aulas on-line? 

Ao matricular o aluno dentro de um curso, é por meio do e-mail deste aluno que será enviado as credenciais de acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem. Este acesso é pessoal e intransferível, por isso atente-se ao matricular corretamente o e-mail do aluno. 

Como funcionam os cursos? Onde acontecem as aulas? 

Os cursos à distância são ofertados em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que é uma sala de aula virtual, onde você terá acesso aos conteúdos, a monitoria on-line e a diferentes ferramentas de interação que serão disponibilizadas de acordo com as características de cada curso. Para cursos semipresenciais e presenciais, favor entrar em contato com a sede onde o curso será realizado para mais informações.

Quando começam as aulas? 

A qualquer tempo você pode iniciar um curso online ofertado em nosso site. As turmas são ofertadas continuamente e possuem limite de vagas. Basta ficar atento para o curso de seu interesse. Para cursos semipresenciais e presenciais deve-se ficar atento à data de início disponibilizada na própria página do curso. 

Os cursos on-line são autorizados pelo MEC? 

Os cursos atualmente ofertados na modalidade Educação a Distância reportam-se à Lei de Diretrizes e Bases da Educação (9394/96) e ao Decreto nº 2208/97, e estão categorizados como Cursos Livres, que são cursos de formação inicial que possuem duração variável, podem ser ofertados a pessoas com qualquer nível de escolaridade e têm como intuito desenvolver competências, habilidades e atitudes que venham a complementar ou aprimorar sua atividade profissional, seu relacionamento interpessoal ou outro aspecto que seja de interesse do participante, de acordo com a área e a natureza da ação. Assim sendo, o certificado emitido atesta a participação, não oferecendo poder para exercício de função técnica ou atestando nível profissionalizante. 

Qual é o público-alvo dos cursos? 

Os cursos são voltados para os trabalhadores da indústria, seus familiares e a comunidade. Para cada um de nossos cursos, existem pré-requisitos de acesso. As características de cada público variam de curso para curso. Verificar na página específica de cada curso o público-alvo e pré-requisitos. 

Apenas alunos do Sesi, do Senai e do IEL podem fazer os cursos? 

Não. Os cursos estão disponíveis para os trabalhadores da indústria, seus dependentes e a comunidade, desde que atendam aos pré-requisitos estabelecidos e que haja vagas disponíveis. 

Terei mais algum custo além do valor do curso? 

No caso de ações que possuem custo, você irá pagar apenas a quantia informada para cada curso. Contudo, você ou sua empresa deverão arcar com os custos de acesso à internet ou de material, caso necessário. 

Como posso ter certeza de que é uma compra segura? 

Seus dados serão tratados com confidencialidade e as tecnologias utilizadas para o pagamento de cursos são os mesmos utilizados por grandes sites e portais da internet. 

A inscrição nos cursos deve seguir alguma sequência pré-determinada? 

Sim. O primeiro passo é escolher o seu curso e preencher o cadastro, no qual você informará seus dados pessoais, para que possamos conhecê-lo melhor. Após o cadastro, se o curso tiver custo, você deverá executar o pagamento. Assim que o pagamento for confirmado, você será convidado a informar os dados acadêmicos necessários para efetivar a sua matrícula (você terá o prazo de 48 horas após a confirmação de compra para realizar este passo, se não sua matrícula será automaticamente cancelada e você receberá o estorno do valor da compra). Depois desse passo seu login será liberado e você receberá no e-mail do aluno matriculado os dados para acesso ao curso escolhido. 

Estou inscrito em um curso, mas preciso cancelar, qual é o procedimento? 

Por se tratar de cursos de curta e média duração, uma vez confirmado o pagamento, você poderá solicitar o cancelamento em até 7 dias após a confirmação de compra realizada com reembolso dos valores pagos. Após esse prazo não é possível o cancelamento, assim como a devolução dos valores. Para cursos de longa duração, por favor, verifique os procedimentos na unidade Sesi/Senai/IEL em que você está sendo atendido. 

O que acontece se eu pagar o curso e não realizar a matrícula? 

Você terá 48 horas após a confirmação de compra para realizar a matrícula de todos os alunos em todos os cursos dentro de um mesmo pedido. Caso contrário, após essas 48 horas, sua matrícula será automaticamente cancelada e você receberá o estorno do valor da compra em até 2 faturas subsequentes do seu cartão de crédito.  

Quanto tempo tenho para fazer a matrícula nos cursos?  

Após a aprovação do pagamento, você terá o prazo de 48h para matricular os alunos dentro do curso desejado. Atenção: a confirmação de matrícula só será realizada caso todos os alunos estejam matriculados dentro de todos os cursos de um mesmo pedido. Caso um aluno não seja matriculado, todo o pedido será cancelado. Após matrícula efetivada, não será possível alterar os dados de matrícula dos alunos. Também se atente ao e-mail de cada aluno, pois é por meio dele que o aluno receberá as credenciais de acesso ao seu curso. 

Posso fazer um cancelamento Parcial? 

Não. Apenas fazemos cancelamos e reembolsos de pedidos integrais.

Posso trancar meu curso? 

Por se tratar de cursos de curta e média duração, não é possível realizar o procedimento de trancamento. Se por algum motivo você estiver com dificuldade de concluir o curso, entre em contato conosco para que possamos encontrar a melhor solução para o seu caso. Para cursos de longa duração, por favor, verifique os procedimentos na unidade Sesi/Senai/IEL em que você está sendo atendido. 

Me arrependi da compra, e agora? 

Caso você se arrependa da compra, garantimos por lei o reembolso total do seu pedido em até 7 dias corridos após a confirmação do pagamento da compra. 

Posso fazer a troca de um curso pelo outro? 

Não, não realizamos trocas. Você pode pedir o cancelamento total da sua compra em até 7 dias após a confirmação de pagamento e realizar uma nova compra. 

Já fiz o pagamento da compra, por que ainda não foi aprovada? 

Se você fez o pagamento com cartão de crédito, a compra precisa passar pela aprovação do banco. Essa análise pode levar até 48 horas corridas. Passadas as 48 horas sem confirmação da compra, entre em contato com o seu banco. 

Meu pagamento foi cancelado, e agora? 

Caso o seu pagamento seja cancelado automaticamente, significa que ele não foi aprovado. Sendo assim, a operadora do cartão devolve o valor reservado na sua fatura.

Meu pedido foi cancelado, e agora? 

Caso o seu pedido seja cancelado automaticamente, significa que ele não foi aprovado por falta de pagamento, ou por pagamento recusado ou ainda por matrícula não realizada dentro do prazo de 48h. Sendo assim, a operadora do cartão devolve o valor reservado na sua fatura caso tenha sido feito alguma cobrança. 

Preciso da emissão da Nota Fiscal do meu pedido

Faturamos o seu pedido em até 10 dias após a confirmação de compra. Caso tenha passado os 10 dias e você ainda não tenha recebido sua Nota Fiscal por e-mail, confira a sua caixa de spam. Se não estiver no seu e-mail e nem na caixa de spam, entre em contato conosco pelos nossos canais de atendimento e tenha em mãos o número do seu pedido. 

Posso alterar os dados dos alunos matriculados?

Uma vez realizada e confirmada a matrícula, não é possível alterar os dados dos alunos matriculados. 

Posso alterar meus dados de cadastro? 

Sim, faça o login em nosso site e altere seus dados de cadastro em Minha Conta.  

Como entrar em contato com o Click Sesi Senai? 

Nosso atendimento é de segunda a sexta, das 9h às 17h. Você poderá entrar em contato conosco através dos nossos canais de atendimento:  

E-mail – contato.click@clicksesisenai.com.br ou suporte.click@clicksesisenai.com.br 

WhatsApp - 0800 648 0088 

Ou você poderá preencher o formulário de contato e aguardar nosso retorno.

Perdi os dados de acesso do meu curso 

Você pode pedir um novo acesso diretamente na plataforma de estudos online. 

Esqueci meu login e/ou senha 

Você pode pedir um novo acesso na nossa página de login, em esqueci a senha.

Quanto tempo tenho para fazer os cursos?

Para cursos online você terá acesso garantido à plataforma durante 06 meses após o recebimento dos dados de acesso do curso. Para cursos semipresenciais e presenciais verifique as datas de início e término na unidade Sesi/Senai/IEL em que você está sendo atendido. 

Receberei certificado? 

Os cursos instrucionais ofertados pelo SESI, SENAI e IEL emitem certificado digital após 10 dias úteis da conclusão do curso. Verificar em cada caso os requisitos para emissão (frequência/nota). Caso o certificado não seja enviado para o e-mail do aluno cadastrado após o término do curso, você pode entrar em contato conosco através dos nossos canais de atendimento. A emissão dos certificados e documentos escolares/acadêmicos seguem as diretrizes de padronização do Departamento Nacional (DN), que visam a sistematização na emissão digital dos documentos. Tal padronização é levada em consideração principalmente devido à fragilidade e a quantidade de certificados/diplomas falsos comercializados, ou seja, nosso intuito como Instituição de Ensino é exacerbar a veracidade e idoneidade dos documentos com layout padrão já apreciado perante os Órgãos e Conselhos competentes. O documento emitido pelo Click Sesi Senai tem o layout e template padrão já consolidado, com mecanismo de segurança na sua Representação Visual, assinatura ICP Brasil A3 e código de barras (QR Code). A versão digital revoga a exigência de assinatura do diplomado no documento. 

Cupom de descontos 

Cupons de desconto não são cumulativos com promoções vigentes no site e nem com a nossa política de descontos. 

Não encontrei minha dúvida em Perguntas Frequentes 

Caso sua dúvida não esteja aqui, você pode entrar em contato conosco através dos nossos canais de atendimento de segunda a sexta das 9h às 17h.